terça-feira, 16 de junho de 2015

Angiospermas

As angiospermas correspondem à grande maioria das plantas que vemos em nosso dia a dia, estando distribuídas nos mais diversos ambientes e se apresentando nas mais diversas formas e tamanhos.As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

                       

FLOR
As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.
Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.


             Resultado de imagem para angiospermas  Resultado de imagem para angiospermas



Resultado de imagem para angiospermas  Resultado de imagem para angiospermas  Resultado de imagem para angiospermas


Resultado de imagem para angiospermas
Resultado de imagem para angiospermas    Resultado de imagem para angiospermas


FRUTO
Os frutos contêm e protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Muitas vezes eles são coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como alimento. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta-mãe, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios.


Resultado de imagem para angiospermas






Resultado de imagem para angiospermas frutos  Resultado de imagem para angiospermas frutos


Resultado de imagem para angiospermas frutos  

Como pedido, os frutos da orquídea, que são do tipo do tipo cápsula (fruto seco do tipo deiscente, ou seja, ele se rompe ao amadurecer e assim libera as sementes) e seu tempo de desenvolvimento varia de espécie para espécie, podendo ser de pouco menos de 3 meses até mais de 1 ano para seu completo desenvolvimento. 

Os vídeos....

























Gimnospermas

As gimnospermas (plantas de "semente nua") são plantas terrestres, de grande porte e que possuem vasos condutores de seiva. Seus principais representantes são: pinheiros, sequóias e ciprestes. Essas plantas tem sua estrutura composta por: raízes, caule, folhas estróbilos e sementes. 

                                              
                                                                   Pinheiro do Paraná
A maior evolução desse grupo é a semente que não é envolta por um fruto. A presença da semente permite a dispersão da mesma, processo denominado polinização, e a independência da água para a fecundação devido à formação do tubo polínio, possibilitou, definitivamente, a conquista das gimnospermas no ambiente terrestre. 
A Araucaria angustifolia, que constitui a mata araucária encontrada em Curitiba (Paraná), conhecida como árvore símbolo do estado, além de ser encontrada também nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

REPRODUÇÃO

Na Araucária angustifolia (pinheiro do Paraná), os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.
O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. 
Quando um estróbilo masculino se abre e libera grande quantidade de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino. Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, que cresce até alcançar o óvulo.
Uma vez no interior do óvulo, ocorre a fecundação da oosfera, formando o zigoto, que por sua vez se desenvolve formando o embrião, envolto pela semente.
Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta.

                                             

                                                            Estróbilos. Foto: Heiti Paves / Shutterstock.com

                                             

                                             

                                   

Alguns vídeos...






1. Pinheiros, ciprestes, cedros e sequóias são gimnospermas que produzem todas as estruturas a seguir, EXCETO:
a) raiz.
b) caule.
c) flores.
d) frutos.
e) semente.

2. O pinhão, alimento tão apreciado durante as festas de São João, é a(o) ________ de uma planta ________, a qual possui em seu interior um embrião. 

a) semente, angiosperma.
b) fruto, angiosperma.
c) semente, pteridófita.
d) semente, gimnosperma.
e) fruto, gimnosperma.

3. Uma característica evolutiva de um pinheiro em relação à samambaia é que
a) o pinheiro depende da água para a fecundação.
b) o pinheiro produz folhas.
c) o pinheiro produz sementes.
d) o pinheiro produz frutos.
e) o pinheiro possui vasos condutores.

4. Dizemos que as gimnospermas conseguiram definitivamente conquistar o ambiente terrestre, uma vez que essas plantas não necessitam de água para a sua fecundação. Marque o nome da estrutura que permitiu essa independência da água.
a) Fruto.
b) Flores.
c) Sementes.
d) Grãos de pólen.
e) Gametas flagelados.