As gimnospermas (plantas de "semente nua") são plantas terrestres, de grande porte e que possuem vasos condutores de seiva. Seus principais representantes são: pinheiros, sequóias e ciprestes. Essas plantas tem sua estrutura composta por: raízes, caule, folhas estróbilos e sementes.
Pinheiro do Paraná
A maior evolução desse grupo é a semente que não é envolta por um fruto. A presença da semente permite a dispersão da mesma, processo denominado polinização, e a independência da água para a fecundação devido à formação do tubo polínio, possibilitou, definitivamente, a conquista das gimnospermas no ambiente terrestre.
A Araucaria angustifolia, que constitui a mata araucária encontrada em Curitiba (Paraná), conhecida como árvore símbolo do estado, além de ser encontrada também nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
REPRODUÇÃO
Na Araucária angustifolia (pinheiro do Paraná), os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.
O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos.
Quando um estróbilo masculino se abre e libera grande quantidade de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino. Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, que cresce até alcançar o óvulo.
Uma vez no interior do óvulo, ocorre a fecundação da oosfera, formando o zigoto, que por sua vez se desenvolve formando o embrião, envolto pela semente.
Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta.
Alguns vídeos...
1. Pinheiros, ciprestes, cedros e sequóias são gimnospermas que produzem todas as estruturas a seguir, EXCETO:
a) raiz.
b) caule.
c) flores.
d) frutos.
e) semente.
2. O pinhão, alimento tão apreciado durante as festas de São João, é a(o) ________ de uma planta ________, a qual possui em seu interior um embrião.
b) fruto, angiosperma.
c) semente, pteridófita.
d) semente, gimnosperma.
e) fruto, gimnosperma.
3. Uma característica evolutiva de um pinheiro em relação à samambaia é que
a) o pinheiro depende da água para a fecundação.
b) o pinheiro produz folhas.
c) o pinheiro produz sementes.
d) o pinheiro produz frutos.
e) o pinheiro possui vasos condutores.
4. Dizemos que as gimnospermas conseguiram definitivamente conquistar o ambiente terrestre, uma vez que essas plantas não necessitam de água para a sua fecundação. Marque o nome da estrutura que permitiu essa independência da água.
a) Fruto.
b) Flores.
c) Sementes.
d) Grãos de pólen.
e) Gametas flagelados.
1- C e D
ResponderExcluir2-D
3-C
4-D eu acho kkk
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir