terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sistema Esquelético e Muscular

Sistema Esquelético

Sustentação
Proteção aos órgãos internos 
Apoio para a fixação dos músculos. 
Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo
Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano), constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva.
No interior de alguns ossos (achatados), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Crescimento Ósseo
Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, o qual será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo. 
Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquéia e extremidades dos ossos que se articulam).
Articulações
É o local onde dois ossos se encontram. Algumas são fixas (ex: crânio), onde os ossos estão firmemente unidos entre si. Outras são móveis (ex: joelho), onde os ossos tem movimento livre, e outras são semi-móveis (ex: coluna vertebral), permitindo ao esqueleto realizar movimentos parciais e restritos.
Divisão do esqueleto
O esqueleto humano pode ser dividido em três partes principais:
Cabeça
O crânio é uma estrutura óssea que protege o cérebro e forma a face. Ele é formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manutenção da sua forma. Esses ossos se encontram ao longo de linhas chamadas suturas, que podem ser vistas no crânio de um bebé ou de uma pessoa jovem, mas que desaparecem gradualmente por volta dos 30 anos.

Os ossos cranianos são finos mas, devido a seu formato curvo, são muito fortes em relação a seu peso - como ocorre com a casca de um ovo ou o capacete de um motociclista.
Tronco
Formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno. O tronco e a cabeça formam o esqueleto axial.
Coluna Vertebral
Coluna Vertebral Ou espinha dorsal, é constituída por 33 ossos (as vértebras). A sobreposição dos orifícios presentes nas vértebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral, onde se localiza a medula nervosa.



Costela e Osso Esterno

A costela e o osso esterno protegem o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos. A musculatura da caixa torácica é responsável, juntamente ao diafragma, pelos movimentos respiratórios.
A caixa torácica é formada pelas costelas, que são ossos achatados e curvos que se unem dorsalmente à coluna vertebral e ventralmente ao esterno.
A maioria das pessoas possui 12 pares de costelas. Algumas tem uma extra (mais comum em homens do que mulheres). Os dois últimos pares de costelas são ligados à coluna vertebral, não se ligam ao esterno (as costelas flutuantes).
Membros Superiores e Inferiores
 
Membros Superiores
Composto por braço, antebraço, pulso e mão.
O braço só tem um osso: o úmero, que é um osso do membro superior.

O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com a ulna o esqueleto do antebraço. A ulna também é um osso longo que se localiza na parte interna do antebraço.

Membros Inferiores
São maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e pé.
A coxa só tem um osso - o femur - que é o maior de todos os ossos do esqueleto.

A perna: é composta por dois ossos: a tíbia e a fíbula. A tíbia é o osso mais interno e a fíbula é o osso situado ao lado da tíbia.

Os dedos: são prolongamentos articulados que terminam nos pés. O pé é composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso é a parte do pé situada entre o tarso e os dedos. O tarso é a porção de ossos posterior do esqueleto do pé.

Com relação a classificação dos ossos, eles podem ser:
a) Longos
É aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. Exemplos são; fémur, úmero, rádio, ulna e outros.
b) Achatado
É o que apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Exemplos são; ossos do crânio, como o parietal, occipital, frontal e outros.
c) Curto
É aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e do tarso são excelentes exemplos.
d) Irregular
Possui uma morfologia complexa. As vértebras e o osso temporal são exemplos.

Doença dos ossos

A Osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea crónica. É caracterizada pela redução da resistência dos ossos, o que causa o aumento do risco de fracturas ósseas.
A resistência dos ossos tem duas características: a quantidade de osso medida em termos de densidade óssea e a qualidade do osso, avaliada em termos da sua micro-arquitetura.

Sistema Muscular

É o responsável por todos os movimentos do nosso corpo, desde nossos batimentos cardíacos até o ato de caminharmos.

São conhecidos três tipos diferentes de tecido muscular, são eles:

◊ Tecido muscular estriado esquelético; Músculos ligados ao esqueleto

◊ Tecido muscular estriado cardíaco; Músculo do coração

◊ Tecido muscular liso: Músculo de órgãos internos como intestino e vasos sanguíneos

Como o próprio nome já diz, o tecido muscular estriado esquelético está preso aos ossos e é o tipo de tecido encontrado recobrindo o nosso esqueleto, mas também pode ser encontrado em nosso rosto, abdome etc. O corpo de todos os animais vertebrados é constituído, em sua maioria, por tecido muscular estriado esquelético, sendo que ele é o responsável por cerca de 40% de nosso peso corporal. Os músculos que compõem esse tipo de tecido têm movimentos voluntários, ou seja, eles só se movimentam quando nós queremos. Por exemplo, quando queremos nos levantar de uma cadeira, ou correr, dançar, pular, pentear os cabelos, entre tantos outros movimentos que fazemos voluntariamente.


O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado no coração dos vertebrados. É um tecido que se movimenta de forma involuntária, ou seja, seus movimentos são inconscientes e não dependem da nossa vontade para ocorrer. Chamamos debatimentos cardíacos as contrações involuntárias do tecido muscular estriado cardíaco.

O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado apenas no coração

O tecido muscular liso, chamado por alguns de tecido muscular não estriado, é encontrado em nossas vísceras, ou seja, revestindo nossos órgãos internos comoestômago, intestino, bexiga, útero, artérias, veias, glândulas, brônquios e bronquíolosetc. Assim como o tecido muscular estriado cardíaco, o tecido muscular liso temmovimento involuntário, ou seja, inconsciente. Por exemplo, os movimentos peristálticos do nosso esôfago quando nos alimentamos, o movimento de abre e fecha da íris em nossos olhos quando passamos de um ambiente claro para um escuro, ou vice-versa, os brônquios e bronquíolos do nosso pulmão ao respirarmos etc.


O vídeo abaixo resume muito bem ambos os sistemas, e como eles são utilizados em nosso dia a dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário