domingo, 24 de maio de 2015

Indicação de filmes "biológicos"

Além de momentos de diversão e de lazer, assistir a um filme também pode ser uma ótima oportunidade de aprendizado. São inúmeros os filmes que trazem informações, ajudam a refletir ou complementam assuntos tratados em sala de aula. 
Segue uma pequena lista de filmes que podem ser interessantes para aprender ou refletir sobre alguns assuntos que já abordamos esse ano em algum momento.
Só não vale esquecer que quando o assunto é ciência, é preciso estar atento a possíveis inconsistências entre a verdade científica e aquilo que é apresentado na história. 

1. Osmose Jones (2001)


"O que acontece com os alimentos a partir do momento que os ingerimos? Que caminhos são trilhados pelas frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e demais componentes de nossa dieta cotidiana (inclusive o que chamamos de "junk food") depois da mastigação? De que forma as enzimas e sucos gástricos, entre tantos mecanismos e recursos de que nosso corpo é dotado, reagem a medicamentos e a comida que "colocamos" em nosso organismo?"

O filme é uma interessante viagem pelo sistema imunológico humano. Tudo começa quando Frank, zelador de um zoológico e pai viúvo com sérios problemas de higiene e autoestima, come um ovo caído no chão e ingere muitas bactérias, além disso um vírus letal chamado Thrax, que pretende matá-lo em poucas horas. A partir daí, conhecemos o interior de seu organismo que é chamado de "a cidade de Frank". Os glóbulos brancos são representados por policiais responsáveis pela segurança da cidade. Têm como líder um linfócito chamado Osmose Jones. 
Jones comanda a luta contra o virus. que entrou no corpo de Frank disfarçado de resfriado para despistar o sistema imunológico. Na verdade trata-se de um novo tipo de vírus, chamado Thrax. O plano de Thrax é se multiplicar rapidamente e matar Frank em 48 horas para, desta forma, ficar conhecido pela medicina como uma nova e terrível doença.
Temas que podem ser trabalhados: higiene pessoal, funcionamento do corpo humano, principalmente o sistema digestório e o sistema imunológico, de forma lúdica.

2. Epidemia", (1995)

Esse filme é um pouco mais antigo, e conta a história de um coronel-médico do exército americano, chefe de um departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença. O contágio, porém, se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.
Temas que podem ser trabalhados: Imunização, Hospedeiro, Vírus, Tráfico Biológico e Identificação de Vírus. 

3. Jurassic Park : Parque dos Dinossauros (1993)



Um parque construído por um milionário tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores. E a nova versão poderemos ver esse ano nos cinemas!!!!
Temas que podem ser trabalhados: Um ótimo filme para trabalhar sobre dinossauros, evolução, clonagem, genética, ética animal , e morfologia vegetal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário