Importância
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida:
Saprófagos: quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos. Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem o grupos dos organismos decompositores, de grande importância ecológica. No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos.
Parasitas: quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o. Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem.
Mutualístas: com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.
Além disso alguns fungos nos impressionam pela beleza e excentricidade, como os seres que podemos ver abaixo:
Alimentos
Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam a fermentação. A levedura é um fungo utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.
Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente.
Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchellae da espécie Agaricus brunnescens, o popular cogumelo ou champignon, uma das mais amplamente cultivadas no mundo, além de outros conhecidos como shimeji, shitake, trufa, etc...
Micoses: As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.
São comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptiríase), das unhas e as que causam as frieiras (pé-de-atleta). As micoses podem afetar também as mucosas como a da boca. É o caso so sapinho, muito comum em crianças. Essa doença se manifesta por multiplos pontos brancos na mucosa. Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.
Reprodução
A reprodução dos fungos geralmente acontece através de esporos, processo conhecido como ESPORULAÇÃO.
Alguns vídeos interessantes, que valem a pena ser vistos:
1. (PUC-RIO 2008) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.
a) São autotróficos e realizam fotossíntese.
b) São capazes de realizar fermentação.
c) Realizam decomposição de matéria orgânica.
d) Suas células não possuem cloroplastos.
a) células procariontes, fotossintetizantes.
b) células eucariontes, autotróficas.
c) células procariontes, nutrição heterotrófica.
d) células eucarionte, heterotróficas.
3. O pediatra, após observar múltiplos pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença como "sapinho". À mãe da criança, tranqÜilizando-a corretamente informou tratar-se de uma doença causada por:
a) protozoários
b) bactérias
c) vírus
d) fungos
4. Muitas pessoas, ao avistarem um fungo em uma mata, pensam que aquela estrutura é um vegetal. Apesar da semelhança física, essas estruturas diferenciam-se das plantas por:
a) Serem organismos eucariontes.
b) Serem organismos procariontes.
c) Serem organismos autotróficos.
d) Serem organismos heterotróficos.
1- a
ResponderExcluir2- d
3- d
4- d
Certo?
Certíssimo minha querida!!!!!!
ResponderExcluirAeee <3 todos copiados no caderno ;)
ResponderExcluir