O Reino Vegetal abriga todas as plantas, e suas características principais são:
- Eucariontes;
- Pluricelulares;
- Autótrofos;
Ao longo da história evolutiva, os vegetais adquiriram adaptações que permitiram com que conquistassem o ambiente terrestre, em todas as regiões da biosfera. Graças a este fato, muitos animais e outros organismos passaram a colonizar tais ambientes, em razão da farta oferta de alimento e outras vantagens que os vegetais puderam proporcionar.
Primeiramente este grupo é estudado baseado em dois grandes grupos:
- Criptógamas: Apresentam órgãos reprodutores pouco evidentes
- Fanerógamas: Apresentam órgãos reprodutores muito evidentes
- Briófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e não tem vasos condutores de seiva. Ex.: musgos e hepáticas.
- Pteridófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva. Ex.: samambaias e avencas.
- Gimnospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes, mas não frutos. Ex.: pinheiros.
- Angiospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem flores, sementes e frutos. Ex.: jabuticabeira.
As plantas fazem um processo importantíssimo para obtenção de alimento chamado fotossíntese, que podemos ver na figura abaixo, (http://portaldoprofessor.mec.gov.br)
Documentário sobre diversidade de plantas
Planta carnívora alimentando-se de insetos
Nas próximas postagens abordaremos os grupos separadamente e com mais detalhes!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário