terça-feira, 19 de maio de 2015

Sistema Respiratório

O ar é composto por gases, gotículas de água, poeira e, em alguns casos, microrganismos. Dentre seus componentes, os que estão em maior quantidade são o gás nitrogênio e o oxigênio. Uma das funções mais importantes do ar é a de permitir que muitos seres vivos respirem - inclusive os seres humanos. 


Sistema Respiratório

Nossa respiração pode ser dividida em dois movimentos: inspiração, que é quando o ar entra em nosso corpo; e a expiração, que é quando ele sai. Isso pode ocorrer tanto pelo nariz quanto pela boca.
O sistema respiratório é composto pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e por um par de pulmões, com milhares de alvéolos pulmonares. A boca também costuma participar desse processo.
Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. Lá, ele é aquecido, umidificado e filtrado, deixando para trás partículas e microrganismos.
Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar, que já está aquecido, umedecido e filtrado, chega até à faringe, canal comum aos sistemas respiratório e digestório, de onde é conduzido à laringe, órgão tubular protegido por peças cartilaginosas. Logo na entrada da laringe encontramos uma pequena estrutura conhecida como epiglote, que funciona como uma válvula, fechando-se quando engolimos e impedindo que a substância engolida penetre nas vias respiratórias, causando engasgamento. Ainda na laringe podemos encontrar as cordas vocais, que vibram quando há passagem do ar, produzindo o som.
A traqueia bifurca-se, formando os brônquios
Logo abaixo da laringe encontramos a traqueia, um tubo de cerca de 10 cm de comprimento por 1,5 cm de diâmetro. Com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos (para mantê-la sempre aberta para a passagem de ar), a traqueia se divide em dois tubos chamados de brônquios, que encaminham o ar para os pulmões. Na traqueia, nos brônquios e nos bronquíolos podemos encontrar células produtoras de muco que absorvem partículas de poeira e bactérias que se encontram suspensas no ar. Todas essas impurezas são varridas através da movimentação dos cílios para a faringe, onde são engolidas, digeridas e eliminadas. Os brônquios se ramificam para o interior dos pulmões, tornando-se cada vez mais finos e formando os bronquíolos. Na extremidade de cada bronquíolo há pequenas bolsas chamadas de alvéolos pulmonares.


CURIOSIDADES

Soluço: é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.

Porque é impossível espirrar de olhos abertos?
Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmio (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação.
Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial.
Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço, fechamos os olhos.

Vídeos...




E agora... exercícios!!!

1. Durante uma aula de Ciências sobre respiração, a professora ditou um texto introdutório. Como um grupo de colegas conversava enquanto ela ditava, o texto de João Vitor, um dos alunos, ficou incompleto: “Depois que o ar chega aos alvéolos pulmonares, o gás ____I__ sai dos alvéolos e vai para o sangue, enquanto o gás ___II___ sai do sangue e passa para os alvéolos. Este processo é chamado _____III____. Começa, então, uma importante viagem. Para chegar até as células, o gás é transportado por uma proteína, chamada hemoglobina. Lá chegando, o gás passa para a célula ocorrerá a respiração celular.” 
Para completar o texto corretamente, I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por
a) carbônico, oxigênio, carboidrato. 
b) nitrogênio, trocas gasosas, oxigênio. 
c) oxigênio, carbônico, hematose. 
d) oxigênio, glicose, energia.

2. Nos alvéolos pulmonares ocorrem 
a) a filtragem e a umidificação do ar, com retenção das impurezas 
b) as trocas gasosas 
c) a umidificação do ar e a expulsão do muco 
d) a absorção de gases e a eliminação dos resíduos da digestão

3. As cordas vocais estão situadas 
a) na garganta 
b) na traquéia 
c) na laringe 
d) nos brônquios

4. A figura abaixo mostra uma estrutura muito importante do sistema respiratório. Observe a figura e marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa parte do sistema respiratório e os processos que nela ocorrem.

a) A figura representa os brônquios, estruturas responsáveis por captar o ar atmosférico e transferi-lo para o sangue.
b) A figura ilustra os bronquíolos, estruturas responsáveis por fazer a filtração e o aquecimento do ar inspirado.
c) A figura representa os alvéolos pulmonares, local onde ocorre o processo de hematose, ou seja, a passagem de gás oxigênio para o sangue e de gás carbônico do sangue para os pulmões.
d) A figura representa os pulmões, estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico do ar atmosférico e transferi-lo para o sangue através do processo

Um comentário: